terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TCHAKOTA

TCHAKOTA

Tchakota – Taba sem lei, em dialeto tupyoinósaqui – é uma cidadezinha do interior do Pará. O cacique estava preocupado com as pesquisas de opinião que apontavam sua queda vertiginosa. Convocou suas secretárias Saliente Caudha e Akita Solimões para rebaterem as críticas daqueles que ameaçavam dar visibilidade à obnubilada imagem de sua gestão. Ele expôs rapidamente o problema às secretárias e concluiu com uma pergunta: “Será que eu vou ter que pedir ajuda ao meu padrinho?”
No dia seguinte, a senhora Saliente Caudha dirigiu-se à manifestação que estava sendo realizada em frente à oca do cacique e, pedindo a palavra, disse:
Desculpem o atraso, tive problemas com o cabelereiro. Ele estava na fila do Posto de Saúde. Não entendo por que ele não se consulta com médico particular... B...em, enfim, eu não poderia vir sem arrumar o cabelo. Afinal, aparência é tudo! Aliás, só um aparte, nosso cacique gostou tanto desta frase que decidiu usá-la como slogan de campanha: “APARÊNCIA É TUDO!!”
Bem, voltando ao assunto que me trouxe aqui. Eu gostaria de me defender das acusações que pessoas inexplicavelmente indignadas têm feito à nossa pasta. Basta um pouco de criatividade para resolver os problemas que as escolas vêm enfrentando, gente! Vejamos:
Papel higiênico: os alunos e profissionais que atuam nas escolas passarão a usar os dois lados do papel.
Lápis: orientei as diretoras a quebrarem os lápis ao meio, com isso, em vez de um, teremos dois. O aluno vai fazer a ponta nos dois lados do lápis, aí, quando acabar um lado, ele escreve com o outro.
Merenda: reclamam da qualidade e da falta de opção. Elaborei pessoalmente o novo cardápio das unidades escolares:
Segunda-feira: feijão, macarrão e salsicha; terça-feira: macarrão, feijão e salsicha; quarta-feira: salsicha, feijão e macarrão; quinta-feira: feijão, salsicha e macarrão; e, sexta-feira: salsicha, macarrão e feijão. Se houver aulas aos sábados, comerão: macarrão, salsicha e feijão.
Quanto à falta de legumes e verduras, o fornecedor da merenda informou que está na época do defeso, por isso, não é possível atender. Ou seja, é uma coisa de não depende da gente. Em relação às frutas, já encomendei muita banana. Vamos dar banana pra todo mundo!
Quanto aos professores não poderem comer na escola e às denúncias de perseguição, assédio moral, aos desordeiros, desocupados, vagabundos, insensíveis que estão tentando sujar ainda mais... Quero dizer, sujar a administração do nosso cacique, devo dizer que são completamente infundadas. Nem eu nem a Akita Solimões mandamos as diretoras fazerem isso. Nós apenas as orientamos... Atraso nas obras? Bem... É que... Esperem um minuto, meu celular tá vibrando. Alô? Cacique? Já, já terminei. Estou indo. Até logo, pessoal. E não esqueçam: Tchakota: GOVERNO DOS PRESENTES!! Ou melhor: APARÊNCIA É TUDO!

Iremar de Paula
Ver

Nenhum comentário: