terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REDES SOCIAIS X DEMOCRACIA
Penso que as redes sociais estão contribuindo, e muito, para o fortalecimento da democracia. São revolucionárias! Nelas podemos exercer nossa cidadania: criticar, denunciar, sugerir, extravasar, espinafrar políticos sem-vergonhas, exaltar paixões, tricotar, fuxicar... É uma maravilha! Lembro-me que tive esta sensação, no início da década de 90, quando engatinhava na militância política, atuando como presidente do Diretório Acadêmico Florestan Fernandes do Curso de Pedagogia da UFF em Angra dos Reis. Naquela ocasião, Manoel Cândido (Néo), o saudoso, corajoso, competente e íntegro editor do extinto jornal Tribuna, publicava meus textos. Sem censura! Às vezes, temendo pela minha integridade física, ele me perguntava se eu não havia “pegado pesado demais”. Diante da minha negativa, ele revisava as eventuais incorreções gramaticais e publicava. Depois de longo e tenebroso inverno, surgem as redes sociais. Sinto-me como um pintinho no lixo. Feliz. Mas devemos estar atentos. Os supostos promotores da democracia no mundo, os EUA, já estudam a possiblidade de censurar conteúdos da internet. Pau neles!! É nóis!!!

Um comentário:

Leomárquia disse...

Sucesso Iremar, estarei sempre por aqui, adoro ler seus textos. Abraços!