domingo, 6 de outubro de 2013

Takiupariu...

 Na condição de crítico teatral freelance avulso da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis -, fui assistir o, assim chamado, espetáculo ... ¹. 
 Confesso que fui motivado pela promessa, felizmente cumprida, de distribuição de chá e de biscoitos ‘Mentirinha’, durante o, assim chamado, espetáculo, e na esperança de alimentar também o meu porquinho - em estado de completa inanição, desde que perdi o direito ao vale-croquete bancrede - com moeda de um real ou de cinquenta centavos (menos é sacanagem, João Carlos), com um eventual jabaculê. Fui também porque ganhei o ingresso de uma pessoa que, até a ocorrência do sinistro, considerava minha amiga.
 Contrariando a regra número1 dos críticos renomados, que é manter um distanciamento, a fim de garantir a necessária imparcialidade de julgamento, caí na besteira de assistir de Corpo Presente, o, assim chamado, espetáculo. Neste caso, nem conseguindo vaga na expedição a Marte, a imparcialidade estaria garantida.
 Era interativo o, assim chamado, espetáculo. O público, atento às deixas, esperava uma delas para evadir-se. E foi o que fez o experiente corpo de jurados. Aproveitando-se de um descuido da protagonista - porque era um monólogo -, vazaram. Aliás, quero agradecê-los pelo vácuo produzido por sua estratégica retirada, pois foi nele que embarquei.
 Inspirou o Prêmio TKPA (Takiupariukiporraéaquela?), prontamente instituído pelo João Carlos Rabelo, curador da FITA.
 Pela troca de olhares estupefatos dos integrantes do Júri Oficial da FITA, o, assim chamado, espetáculo, assumiu a condição de favorito. Com efeito retroativo às nove edições da FITA. 
 Justiça seja feita, além dos biscoitos ‘Mentirinha’, houve um momento em que a protagonista compulsória arrancou o esboço de um quase sorriso da plateia, quando tropeçou e q-u-a-s-e caiu. 
 Na moral, gente; tipo assim: takiupariu...
 1 – Reservo-me o direito de omitir o título do, assim chamado, espetáculo, para evitar que meus desafetos evitem assisti-lo.

Iremar de Paula

Nenhum comentário: